segunda-feira, 26 de abril de 2010

Rescaldo LusoGalaico 8.0



A maratona de BTT integrada no VIII Encontro LusoGalaico realizou-se ontem no dia da Liberdade. O pessoal dos trilhos esteve em força, com a excepção de Torcato Rocha que devido à participação numa actividade de cariz social (festa de arromba) hidratou-se em excesso tendo esse facto impedido a que alinhasse no evento. Estiveram presentes os nossos nomes sonantes como Manuel Franco (veteraníssimo) João Cruz; Albano Domingos; Gonçalo Miranda; Jaime Pereira; André Pereira; Orlando Pereira; Fernando Ferreira e Paulo Liquito.
Mais de 2000 ciclistas encheram por completo a marginal de Esposende, numa bela manhã de sol, esperaram em ambiente de festa que fosse dada a partida, com excepção de alguns iluminados que cinco minutos antes ainda andavam a ziguezaguear sem fazer o controlo zero.
Antes da partida foi tirada fotografia da praxe com o fotógrafo Adérito Pereira (que veio dar força ao pessoal na partida), mas a grande custo, porque o aparelho gentilmente cedido por José Novo aparentemente não tinha rolo, ou as pilhas eram alcalinas...
Finalmente tocou a sirene, foi dada a partida e o pelotão saiu a todo gás como se não houvesse amanhã. No primeiro quilómetro houve imensas quedas, pra gáudio dos milhares de espectadores presentes, numa das quais Fernando Ferreira esteve em risco de ser envolvido com um ciclista da concorrência que na ânsia de ultrapassar tudo e todos se despistou e foi lamber o alcatrão...
Os primeiros quilómetros foram rolantes e alucinantes com velocidades estonteantes, autênticas bicicletas com motor auxiliar, por entre as freguesias planas a Sul de Esposende.
O primeiro problema surgiu na Barca do Lago com a passagem do rio Cávado numa espécie de Ponte das Barcas Século XXI. Visualmente foi espectacular com várias centenas de pessoas a assistirem à passagem os bravos do pelotão, mas um tormento para os ciclistas, porque um funil destes atrasou imenso a passagem para a outra margem.
As dificuldades começaram com as primeiras subidas abruptas, que fizeram muita mossa, porque o pessoal tinha vindo a pedalar que nem desalmados...
Na divisão entre os 50km e os 75kms também estava a célebre faixa "RESERVADO SLB". Não era da organização, mas que dava nas vistas dava...
Os abastecimentos foram bem organizados, nos locais certos com os abastecimentos líquidos e sólidos adequados.
Depois das dificuldades iniciou-se a descida para Esposende a um ritmo bastante rápido com uma chegada em grande estilo, muito virada para o espectáculo.
As chegadas do pessoal dos Trilhos foram-se sucedendo com Albano Domingos a chegar bem cedo a Esposende. Não sabemos o que foi servido no jantar da véspera, mas o Albano estava a respirar potência.
O nosso ciclista internacional espanhol Fernando Ferreira aos pedais da sua BH mais uma vez brilhou e chegou à meta com cerca de 2h48, seguido de Paulo Liquito na sua laranjinha que chegou com 2h 58. Orlando Pereira, ainda a recuperar da queda de Ponte de Lima, cruzou o arco de chegada com cerca de 3h20. José Novo voltou aos trilhos após prolongada ausência e além de ter andado a carregar o piano pernoitou na sua nova residência pela primeira vez, por isso foi uma noite festiva, daí as 3h30 para percorrer o percurso.
Dos maratonistas Manuel Franco e João Cruz ainda não temos tempos, mas deve ter sido uma luta de titãs. Jaime Pereira foi o azarado do dia com uma avaria arreliadora na roda livre que apenas o deixou chegar com um tempo na casa das 7h. O ciclista pondera muito seriamente colocar a bicicleta no ecoponto, porque já não a primeira vez que esta dá o berro no LusoGalaico. Também já se fala em benzer a burra na bruxa de Friastelas...
Gonçalo Miranda, que veio de uma queda na Serra da Nora quando se preparava para a maratona concluiu sem problemas de maior, assim como o jovem André Pereira.
Os banhos não foram grande coisa, assim como as tasquinhas gastronómicas. A organização descartou-se e mal dessa responsabilidade.


Para o ano logo veremos...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Convite/Desafio dos Duartes


Os nossos amigos "duartes" lançaram um desafio aos ciclistas do Trilhos & Companhia - Neves Futebol Clube.
O desafio é atacar os Trilhos do Alvarinho na vila de Melgaço e deitar (abaixo presumo) umas boas garrafas de alvarinho, com certeza acompanhadas de uns bons enchidos.
A equipa Trilhos & Companhia - Neves Futebol Clube tem a agenda bastante carregada para o mês de Maio, mas como um desafio deste calibre merece alguma resposta, vai agendar uma reunião com carácter de urgência para deliberar o envio de alguns membros.
Certos que no que respeita à hidratação do corpo ainda temos muito que pedalar, no entanto pode haver uma surpresa, pois alguns dos nossos membros já fizeram estágios com os "duartes" e sempre aprenderam qualquer coisinha...
Caso não seja possível o ataque conjunto à adega de Melgaço desde já fica prometido um ataque a uma outra adega qualquer numa ocasião mais propícia...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Por Terras de Coyra








www.acividade.org/bttdomingos2010

Gostas de Porco no Espeto?


Características Técnicas:
Distância aproximada: 25 Km
Dificuldade Física e Técnica: Média
Horário/Concentração:
- 19:00h - Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva.
- Coordenadas de GPS: N 41.61947º | W 8.79896º
- 20:00h - Partida
Inscrições:
Online em www.cansados.com

terça-feira, 20 de abril de 2010

LusoGalaico 8.0




Este fim de semana tem lugar em Esposende o 8 Encontro de BTT Lusogalaico que tem o seu ponto alto com a realização da Maratona no Domingo.
Estima-se que os participantes sejam cerca de 2000 a julgar pelo número de interessados já inscritos.
A animação estará a cargo do(a) famoso(a) JuJu que não deixará os créditos por mãos alheias e arreguilará o olho aos ciclistas mais afoitos...
As bicicletas já estão afinidadinhas e os ciclistas também, porque têm sido avistados uns por cada lado a executar planos de treino sacados à socapa na internet.
A Trilhos & Companhia - Neves Futebol Clube vai estar representada em força com a presença de Torcato Rocha; Gonçalo Miranda; João Cruz; Albano Domingos (contratado ao Darque BTT); Fernando Ferreira; André Pereira; Jaime Pereira; Manuel Franco; Orlando "Vitaminas" Pereira; Paulo Liquito e José Novo.
A comitiva ainda está esperançada na estreia dos novos equipamentos, caso estes consigam chegar a Portugal até ao final da semana.





Maratona de Famalicão

www.maratonafamalicao.com

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Maratona de Ponte de Lima 2.0

Trilhos & Companhia - Neves F.C. esteve lá!

Realizou-se no passado Sábado dia 10 de Abril a 2ª Maratona BTT de Ponte de Lima que contou com a participação de cerca de 300 ciclistas incluindo os veteranos Adérito Pereira, Fernando Ferreira, Orlando "Vitaminas" Pereira, Luciano Caixeiro e Paulo Liquito da equipa dos Trilhos & Companhia / Neves F. C.

A manhã estava solarenga e propícia para a prática da modalidade e às 9h 30 em ponto os ciclistas partiram do centro da vila limiana e atravessaram a ponte romana em direcção à outra margem do rio Lima que foram bordejando até chegarem a Bertiandos.
Em Bertiandos o pelotão embrenhou-se na Zona Protegida das Lagoas de Bertiandos e a partir daí o traçado entrou na sua fase montanhosa.
Foram cerca de 12 quilómetros de subida constante até ao alto da capela de Santa Justa na Freguesia de S. Pedro de Arcos.
De seguida já no alto da montanha seguiram para Cabração, nos contrafortes da Senhora do Minho onde pararam para o merecido reforgo líquido e sólido que incluiu chouriça de carne e salpicão para além das tradicionais bananas, laranjas e cubos de marmelada.
A segunda parte desta maratona foi basicamente em plano e descida. Nesta fase mais plana os ciclistas atingiram velocidades dignas de registo e lá se foram aproximando de novo de Ponte de Lima.
Mas como uma maratona é sempre uma aventura, esta também não o deixou de ser com azares a baterem à porta dos nossos ciclistas.
Primeiro foi Orlando "Vitaminas" Pereira que arriscou numa descida mais íngreme e por causa de uma pedra solta foi beijar o chão com alguma violência. Bastante combalido lá voltou para cima da burra e continuou a muito custo o percurso.
Como um azar nunca vem só Luciano Caixeiro numa troca de velocidades abrupta partiu a transmissão da bicicleta e ficou apeado. Com as ferramentas possíveis, que incluíram pedras, lá conseguiram consertar a corrente e regressaram a muito custo a Ponte de Lima.
Os tempos foram de 2h 58 minutos para Adérito Pereira, Fernando Ferreira e Paulo Liquito. Os dois azarados também teriam um tempo na casa das 3 horas, mas os contratempos surgidos fizeram-lhes perder cerca de meia hora.
Foram 48 quilómetros bastante duros, mas com um percurso e uma paisagem que valeram bem o esforço.
Para 2011 lá estaremos!

domingo, 4 de abril de 2010

Empreiteiro precisa-se


Procura-se empreiteiro com certificado de qualidade para restauro de muros...

sexta-feira, 2 de abril de 2010

AFINAL ERA MENTIRA

Uma farsa, um teatro, uma montagem... enfim agora que tínhamos a esperança de nos vermos livres dele, é devolvido assim com uma linha apenas.
O Conselho de Justiça dos Trilhos suspendeu o ciclista preventivamente... estando proibido de passar em túneis ou outros locais onde possa encontrar malguinhas de vinho. Até novas ordens não pode frequentar a sede dos Duartes.
Vai ser obrigado a apresentar desculpas públicas aos sócios e patrocinadores da equipa.
As imagens chocantes divulgadas na internet no passado 1 de Abril serão analisadas à lupa para se verificar a sua autenticidade...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Maratona de Viana


Já estão abertas as inscrições para a maratona de Viana.
Este ano não poderemos contar com o nosso ex-ciclista Vitaminas que assinou ontem à noite na tasca o contrato da vida dele e passou a integrar os famosos "Duartes"...
Por cada dez quilómetros percorridos vai ter direito a uma malguinha de tinto carrascão.
Parece-nos óbvio que o vinho vai esgotar rapidamente, porque este homem devora quilómetros no facebook...

Parabéns Caixeiro

O nosso ciclista Caixeiro completa hoje 51 primaveras.
A administração da Trilhos & Companhia deseja-lhe um dia muito feliz e que cumpra a promessa: Uma sardinhada (era para ser robalo, mas devido ao PEC) para todos, mas com sardinha de Matosinhos, porque da Galicia só queremos os caramelos e o gasóleo...