quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Trilhos na Maratona da Invicta
Dia 6 de Novembro, data que será perpetuada pelos 3 Maratonistas dos trilhos, Gonçalo Miranda, João Cruz e António Guerra, dado ter sido o batismo na distância mítica dos 42195m.
Evento realizado no Porto, em dia solarengo e temperatura perfeita, o percurso foi maioritariamente feito junto ao Douro na margem do Porto e Gaia. 8000 pessoas inscritas entre o passeio pedestre de 6km, corrida de 14km e maratona. Na prova rainha eram cerca de 2000 atletas.
A abordagem à Maratona (com letra maiúscula, dado o desafio que representa)foi encarada pelos 3 atletas com muito respeito, humildade e acima de tudo gestão muito cuidada durante todo o percurso. O que se vê na TV está apenas ao alcance de alguns predestinados, onde apenas se refrescam e raramente bebem.
Para todos os outros atletas mundanos, encarar esta prova sem se alimentar e hidratar devidamente em todos os postos de abastecimentos é aumentar drasticamente as possibilidades de se desistir com um “estouro” digno de se recordar para toda a vida…
Outro erro típico é levianamente ceder a tentação de ir mais rápido dado a sensação de frescura física estar presente na primeira metade do percurso.
Presenciamos o célebre “muro” dos 30km, onde atletas que caíram nos erros acima descritos literalmente caiam como tordos com cãibras, desidratação e fadiga muscular no limite. Foram vários os atletas que víamos com movimentos “robotizados” e a arrastarem-se nos poucos km que faltavam…
Foi fundamental para nós as várias dicas e treinos conjuntos em Trail de Montanha com os atletas Leandro Freitas (o segundo da foto a contar da direita, detentor do record da Maratona no distrito de Viana durante vários anos) e do Rui Maia (primeiro da foto a contar da direita) pela sua vasta experiência em Maratonas nacionais e internacionais.
No final a sensação é indescritível tal é a alegria de se concretizar o percurso dentro dos objectivos propostos, contrastando com muitos onde a frustação impera tal é o sacrifício em terminar.
No nosso caso, dado a forma cautelosa como foi encarado o desafio, cada um no seu “mundo” enquanto corria, divertimo-nos imenso.
Lugar 308 Joao Cruz 3:18:35
Lugar 448 António Guerra 3:27:57
Lugar 715 Gonçalo Miranda 3:41:52
Próximos dias, saborear o feito.
Próximo desafio dos três Mosqueteiros, Trail dos Amigos de Montanha na distância dos 23km, dia 27 de Novembro.
Quem quiser treinar contactem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Na proxima maratona o objectivo - BATER O TEMPO FEITO (aproximar das 3H)
ResponderEliminar