sábado, 22 de setembro de 2012

Rescaldo Via Nova Anno 2012




Setembro de 2012 ficará marcado por mais uma travessia levada a cabo pelos Trilhos em colaboração com a Viana Adventure, responsável pela recuperação do caminho com mais de 2000 anos.
A tarefa não se adivinhava fácil, dado que contrariamente à vários outros caminhos, este não está recuperado nem existe sinalética, salvo na Geira (Parque Nacional Peneda Gerês) e em alguns troços em Espanha, o que obrigava literalmente a entrar em caminhos por explorar.

Em alguns troços fomos obrigados, apesar da nossa persistência, voltar para trás tal era o matagal. Por outros tivemos que levar a "burra" às costas à procura de uma caminho mais ou menos ciclável. De qualquer forma, nunca nenhum elemento se queixou, habituados à dureza de outras andanças.

Travessia efectuada em 4 dias, com inicio em Astorga, e passagens por lugar edilicos tais como A Cruz de Ferro, Las Medulas, a ponte sobre o rio Sil, a ponte romana sobre o rio Bibei e os "esses" da encosta, as ruínas romanas de "Aquis Querquenis" , Albergaria, o desvio até Vilarinho das Furnas, etc.

As noites eram passadas em acampamento selvagem, com recurso a improviso para o jantar e pequeno almoço, dado que praticamente estivemos longe de povoados.

Durante o dia continuavam de improviso, onde qualquer lugar servia para lanche e almoço. De salientar a exímia orientação do Kapa que estava sempre no sítio certo de intercepção entre o caminho e a estrada, assegurando os abastecimentos e o apoio que nunca faltaram e a apurada técnica bttista do Tone que começou a andar há pouco mais de um mês...

Haveria muito mais a dizer, histórias essas que cada um dos 4 trilheiros (Kapa, Salo, Tone e João) contará pessoalmente. Ao Neves FC um Obrigado, pois a carrinha foi fundamental. Ao Vasco e ao Rui, um desafio, para o ano porque não o Caminho Francês em BTT?

Mais fotos disponíveis no Facebook

www.facebook.com/pages/Viana-Adventure/279293512174493?


Sem comentários:

Enviar um comentário