sábado, 17 de julho de 2010

Chaves – Santiago 2010 A aventura pelas terras galegas no Ano Santo Xacobeo III

3ª Etapa Castro Dózon > Santiago de Compostela

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia…...e se não ousarmos fazê-lo teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
Fernando Pessoa

O galo cantou bem cedo para o arranque da derradeira etapa que nos havia de ligar à Praça do Obradoiro… Eram 7 horas galegas…
O pequeno-almoço foi tomado no albergue de Castro Dózon e começamos a rolar a ritmo lento em direcção a Santiago por longas rectas de terra ladedadas por imensos carvalheiros. Passamos ainda por imensos campos agrícolas muito bem tratados onde vimos bastantes corvos e pegas que se vêem menos por cá…
A primeira paragem foi em Laxe onde fomos tomar o café a uma estação de serviço da Galp, que por sinal tem uns preços de combustíveis bem diferentes dos de Portugal…
Os quilómetros seguintes foram relativamente fáceis, até descermos a uma ponte medieval (romana) e uma calçada que tornava impossível o avanço das bicicletas.
Superada a pequena dificuldade fomos rolando até chegarmos à margem do Rio Ulla onde estão a construir uma ponte gigantesca que vai servir de linha ao TGV espanhol… uma obra que vai indelevelmente marcar a paisagem galega.
Descemos vertiginosamente até à localidade (Ponte Ulla) onde carimbamos as nossas credenciais e quando pensávamos que Santiago estava ali ao pé, logo percebemos que o rabo da vaca é o pior de esfolar. Foram 12 quilómetros com muitas subidas quando as forças já escasseavam em algumas pernas… Lá chegamos à localidade de A Susana que fica a 7 quilómetros de Santiago, mas que ainda demorou 45 minutos a percorrer até atingir o objectivo e entrar na Praça do Obradoiro onde o Torcato e o José Novo esperavam ansiosamente a nossa chegada.
Tiradas as fotografias da praxe fomos levantar as nossas Compostelanas, que atestam a nossa peregrinação ao túmulo do apóstolo…
De seguida fomos despir os equipamentos, tratar da higiene na casa de banho do parque de estacionamento e fomos (re)conhecer a catedral de Santiago.
Depois da visita cultural veio a visita comercial e compramos os habituais recuerdos para satisfazer as respectivas mulheres e crianças...
Arrumadas as bicicletas e com a sensação de dever cumprido iniciamos a aventura seguinte que foi procurar comida em Espanha. Andamos, andamos, andamos e viemos parar a um café em Padrón que nos serviu apenas umas sandes porque comida de prato àquela hora já não havia… Devo dizer que a ASAE não deve existir do lado de lá da fronteira a fazer fé nas condições arcaicas das casas de banho… Não pensei que fosse possível em pleno século XXI…
Em Padrón foram entregues recordações a todos os participantes nesta magnífica aventura…
Finalmente fizemo-nos à auto-estrada em Padrón e rapidamente percorremos os quilómetros que nos separavam das Neves.
Ainda fizemos uma paragem técnica no Café Neves para brindar à conclusão desta aventura que terminou deixando no corpo muitas marcas e saudade dos três dias intensos a pedalar pela agreste Galicia…

Quem sabe se haverá nova aventura para 2011 ou 2012, desta vez com mais ciclistas e em especial com o nosso amigo José Novo que uma semana antes da partida teve um lamentável acidente e não pôde participar como ciclista… mas que esteve sempre presente nos pensamentos e nas chamadas de telemóvel…