sábado, 17 de julho de 2010

“O caminho faz-se caminhando… “
Mário Soares

1ª Etapa Chaves > Junqueira de Ambia

O primeiro dia começou por volta das 4h30 da manhã com o toca a sair da cama e abalar em direcção a Chaves.
Após cerca de duas horas de viagem (na palhaçada, como é hábito) chegamos à cidade de Chaves onde iniciamos a nossa viagem pelos caminhos de Santiago.
A partida foi dada na ponte do trajano (rio Tâmega) onde tiramos a foto da praxe e seguimos pela estrada nacional rumo Vila Verde da Raia. Durante cerca de 10kms fomos aquecendo as pernas pelo alcatrão, pois no concelho de Chaves não existem as famosas setas amarelas que nos indicam o Caminho.
Chegamos com facilidade à zona raiana que tem posto fronteiriço completamente ao abandono e, para nosso espanto, com uma placa de uma famosa imobiliária que o vende ou arrenda… Não sei se será uma piada extensível ao resto do nosso jardim à beira mar plantado.
Chegamos a Feces de Abaixo (rico nome tem os galegos) onde além de poder atestar o carro sem ter um enfarte ainda se podem comprar caramelos, chouriço revilla e outros produtos que todos os dias cruzam a fronteira no sentido descendente.
Aqui começou o verdadeiro Caminho com setas pintadas nos locais mais óbvios, de modo a que o peregrino faça a sua peregrinação com a certeza que vai no rumo certo.
Até à cidade de Verin foi um passeio rápido pelos planaltos galegos, mas como nem tudo são rosas dentro da cidade não havia qualquer marcação e perdemos mais de meia hora até atinar até o percurso que nos conduziria à localidade de Laza. Fomos pedalando por caminhos e veredas sempre na companhia do rio Tâmega que mais parece por estas terras um pequeno riacho. Também passamos por algumas aldeias típicas, com casas de xisto e varandas lindíssimas, quase desertas onde só se vislumbravam velhotes conversando nos bancos públicos.
Em Laza o dream team do apoio logístico já tinha descoberto um café/restaurante onde iniciamos a saga das saladas mistas e dos filetes de ternera…
Depois do repasto e com uma temperatura bem acima dos 30 graus saímos em direcção a Albergaria. Foram apenas 12 quilómetros, mas 8 deles foram monte acima com inclinações absurdas em terrenos xistosos que nos fizeram suar as estopinhas, sempre com uma vista de cortar a respiração, com o Tâmega a rasgar os vales rumo a Portugal…. Como disseram uns peregrinos: Inumano tio!!!
Chegamos ao alto da Albergaria e lá estava a equipa de apoio com água fresquinha e comida para repor as energias que já escasseavam àquela hora da tarde.
Ao passar em Albergaria quase nos passava despercebido El Rincon Del Peregrino, mas felizmente não perdemos esta taberna mítica da Via da Prata. É uma pequena taberna literalmente coberta de vieiras que são oferecidas pelo simpático dono. Cada peregrino deixa assim a marca indelével da sua passagem, e nós também não podíamos deixar de o fazer. A nossa concha foi imediatamente aparafusada numa coluna de madeira existente na taberna. O brinde à nossa passagem foi com cerveja Mahou que por acaso estava bem fresquinha.
A partir de Albergaria foi essencialmente um percurso de descida, até porque tudo o que sobe desce, até entrarmos numa zona de planalto e longas rectas onde rolamos a velocidades loucas para peregrinos.
Antes da chegada a Junqueira de Ambia ainda fizemos uns single-tracks muito fixes por zonas de vegetação rica em carvalheiros e sobreiros.
E a primeira etapa estava concluída. Acomodamo-nos no albergue para peregrinos, tiramos as toneladas de lixo do corpo e fomos conhecer a aldeia, que outrora tinha sido muito importante na região como o testemunha a igreja paroquial e o mosteiro do Século XI que a ela está associado.
O jantar foi mais um momento divertido, com pouca variação na ementa do almoço. Depois de umas Estrelas de Galicia e muita conversa fomos dormir porque estávamos todos completamente rotos e o dia seguinte era uma incógnita…